Sazonalidade nos negócios

Entenda o que é esse fenômeno e como se proteger dos riscos

Alta temporada, baixa temporada, datas comemorativas, estações do ano, temporadas e até mesmo horários específicos: a sazonalidade afeta os negócios em todos os lugares do planeta e o empreendedor precisa estar pronto.

Existem diferentes tipos de sazonalidade e nós vamos esclarecer neste post.

O que é sazonalidade?

A sazonalidade é um conjunto de fatores externos que influenciam a demanda de produtos e serviços, seja de forma negativa ou positiva. 

Por exemplo, os hotéis têm maior taxa de procura e ocupação no período de férias e em feriados prolongados. 

Caso seja em locais de praia ou com piscina, as estações do ano também serão um agravante nas vendas. 

O aumento das vendas no comércio em datas comemorativas, como natal, dia das mães e dia dos namorados, também são exemplos de sazonalidade. 

Como adaptar meu negócio à sazonalidade?

É extremamente importante que você faça um mapeamento inicial das datas e momentos onde as vendas do seu negócio são maiores ou menores. 

O planejamento é fundamental para que o empreendedor garanta um fluxo de caixa positivo.

Tenha atenção às oscilações para estar apto a lidar da melhor forma!

Nós separamos algumas dicas para te auxiliar! Confira 

1. Reduza ou aumente a capacidade de produção

É comum que os empreendedores excedam os investimentos em produção, visando garantir uma maximização da receita.

Evite perder parte da receita nesses momentos e comprometer custos em manutenção no resto do ano.

Para se preparar da melhor forma aos momentos de pico, garante 90% da capacidade para atender a demanda.

2. Mapeie e meça seu desempenho

Ao realizar um mapeamento anual é possível identificar os momentos de altas e baixas e assim, sua posição dentro do ciclo de vendas. Faça um histórico dos seus dados visando identificar o comportamento do seu cliente.

Desenvolva métricas para avaliar as tendências no seu negócio. Faça projeções robustas.

Caso haja uma queda no consumo, você já saberá onde e quando há maior probabilidade, bem como o quanto de reserva deverá em caixa para atravessar esse momento.

Ter uma percepção clara das flutuações nos ciclos do seu empreendimento é fundamental para alcançar a previsibilidade.

3. Esteja sempre atento às datas comemorativas

Essencial para se preparar aos momentos de pico e ter uma visão macro dos eventos em cada mês.

As ações direcionadas de forma assertiva funcionarão como um teste ao seu consumidor.

4. Nos momentos de baixa, invista em estratégias de marketing

Uma dica valiosa! Ao identificar os ciclos de menor consumo do seu negócio, busque otimizar as vendas através de ações assertivas de marketing.

O Marketing digital é fundamental para o sucesso de qualquer empresa em nossos tempos e um grande aliado nos momentos estratégicos.

Busque fazer parcerias, ofertas, ações de engajamento, fidelização dos clientes e investimento em crescimento.

5. Diversifique a produção

Uma estratégia que gera resultados satisfatórios é alinhar sua produção às necessidades dos clientes.

Um exemplo são as sorveterias que passaram a vender cafés e chocolates quentes nos meses de inverno, quando o seu produto tradicional estava em baixa procura.

Existe um modelo de negócio que não tenha sazonalidade?

Sim! A GoDisco possui suas vendas altas e constantes nas diferentes estações do ano.

O próprio leque de sabores são distribuídos de diferentes formas no decorrer dos meses!

As roscas GoDisco são um produto constante e habitual, ou seja, necessário todos os dias, em todos os horários.

Sensacional, não é mesmo?

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