O brasileiro teve seu potencial no ramo empreendedor, recém descoberto. No ano de 2021, mesmo com as incertezas trazidas pela pandemia, surgiram aproximadamente 4 milhões de novos empreendimentos.
Este crescimento atingiu um aumento de 19,8% em relação ao ano anterior e 53,9% em relação a 2018.
De acordo com o ranking Global Entrepreneurship Monitor, somos o sétimo país com mais empreendedoras mulheres no mundo.
Com base nos dados e estimativas desse mesmo ranking, 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendiam, planejavam abrir seu próprio negócio.
O modelo de negócio eleito por nós como mais adaptável e executável para qualquer pessoa, envolve o setor de franchising.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse setor, recomendamos que você leia este artigo, onde discorremos sobre as principais caracteristicas das franquias e dos negócios individuais.
ABRIR FRANQUIA OU NEGÓCIO PRÓPRIO?
O setor de franchising faturou cerca de R$ 167 bilhões em 2020 e R$ 185 bilhões em 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising.
Mesmo em meio às dificuldades, essa expansão representa 10,7%.
Os resultados são realmente satisfatórios e nos trazem esperanças quando pensamos em abrir nossa franquia.
Para dar os primeiros passos em direção à realização desse sonho, é necessário conhecer e escolher qual o modelo de franquia que mais se adapta à você.
E são esses pontos que iremos esclarecer nesse artigo.
O que são modelos de franquias?
Dentro do sistema de franchising existe uma segmentação dos modelos de franquias, a qual divide-se em: geração, natureza da atividade, remuneração e localização.
Para as resoluções burocráticas, essa segmentação é vista como um facilitador nas suas decisões, de maneira que a partir de então, você poderá desenhar um planejamento harmônico com o seu perfil.
E então, o que devo saber sobre essas segmentações?
Franquias de Geração
No decorrer do tempo as franquias amadurecem e são divididas de acordo com o nível de expertise e exigência, tanto do franqueado quanto do franqueador.
Ou seja, as segmentações ocorrem com base no estágio de evolução em que ela se encontra.
Franquias de Primeira Geração
O início de tudo, o sistema precursor do franchising. As Franquias de Primeira Geração também são conhecidas como franquias de marca e produto.
Nessa fase, não existe exclusividade para distribuir os produtos ou serviços ofertados.
Dessa forma, encontra-se o mesmo produto distribuído pelo franqueado em outras lojas e comércios. Assim, o produto é fornecido pelo franqueado, através de uma relação de baixo suporte, e são revendidos pela franqueadora.
Franquias de Segunda Geração
Da mesma forma que as franquias de primeira geração, as de segunda são conhecidas como Franquias de Marca e Produto. A diferença entre ela está no suporte e assistência do franqueador ao franqueado.
Além disso, existe uma maior exclusividade na aquisição de mercadorias da rede de franquia, e os produtos não serão encontrados em qualquer comércio. Neste caso, ao adquirir a franquia, os royalties já fazem parte do processo de compra.
Franquias de Terceira Geração
Nesse nível, as franquias são também conhecidas como de formato de negócio. O nível de suporte ao franqueado é bem maior, existindo uma relação de know-how compartilhado, bem como o direito de uso da marca.
A existência da cooperação e da transferência de conhecimento é presente neste setor e essencial aos empreendedores sem experiência.
Os processos e métodos testados e validados pelos franqueadores, serão direcionados e transmitidos ao franqueado, de maneira simples e operacional.
Franquias de Quarta Geração
Conhecidas como franquias de rede de aprendizado contínuo, o nível de consciência dos envolvidos no processo é elevado.
As exigências e entregas tem uma qualidade exponencial, existe a padronização dos processos de acordo com a deliberação da rede de franqueados, há uma grande profissionalização dos métodos e assistência ao franqueador, composta por plano de negócios estratégico, marketing, tecnologias e inovações, entre outros.
Neste nível existe uma grande agilidade na resolução das adversidades e na evolução das vantagens competitivas do negócio.
Franquias de Quinta Geração
Esse estágio tem a garantia da recompra pelo franqueador, e este último é dono do ponto onde está a franquia.
Existe o envolvimento de vários trabalhadores e este modelo pode ser inaugurado em diferentes lugares.
Franquias de Sexta Geração
Mais atualizadas, essas franquias utilizam dos melhores instrumentos do mercado para otimizar suas operações.
Além disso, as pautas mais bem conceituadas do mercado, como sustentabilidade, também são trazidas no planejamento estratégico dessas franquias.
Franquias de acordo com a localização geográfica
Como falamos no início deste artigo, existem diferentes formas de segmentar os modelos de franquia. E a localização geográfica do franqueador é uma delas.
Nesse sentido, as franquias podem ser unitárias, regionais, múltiplas, master ou de desenvolvimento de área.
Franquia Unitária
Como um modelo simplificado, a franquia unitária permite ao franqueado abrir uma unidade da loja do franqueador, com exclusividade de marca.
Com essa exclusividade, somente quem a tem poderá implantar uma unidade da franquia no local. Como por exemplo, o fato de que não existem duas franquias iguais no mesmo shopping.
Franquia Regional
Nesse caso, uma determinada região é licenciada para o franqueado, o que lhe dá a possibilidade de trabalhar em diferentes estabelecimentos comerciais dentro dessa região.
Franquia Master
Esse modelo compreende os direitos do franqueado de explorar a marca e subfranqueá-la para outros empreendedores.
Isso mesmo, é possível terceirizar outras lojas e, inclusive, internacionalizar a franquia. Existe, além disso, a possibilidade de receber parte dos royalties dos franqueados.
Franquia de Desenvolvimento de Área
Nesse caso pode-se ceder os direitos de exploração e o franqueado inicia o processo de expansão da marca da franquia, bem como a inauguração de novas unidades.
Seja no Brasil ou internacionalmente.
E dessa forma, o franqueado recebe ganhos advindos dos seus resultados e das novas unidades!
Segmentação de Franquias de acordo com o ponto comercial:
Franquia Shop in Shop
Ao traduzir para o bom portugues, loja dentro da loja. Nesse caso o franqueado pode colocar uma franquia dentro do seu negócio, de maneira a complementar os serviços.
Franquia de Serviço
Diferente dos modelos come exploração dos produtos, nesse caso, o franqueador garante a prestação de serviços, como por exemplo as redes de hotéis.
Franquia Comercial
Nesse caso, o franqueador produz de forma exclusiva e o franquead distribui os produtos acordados.
Microfranquia
O investimento feito para conquistar uma mcirofranquia é de até 90 mil reais e, além disso, esse modelo promete operações simples e baixos custos.
Como atestamos aqui, existem muuuuuitos segmentos de franquias no mercado.
Se você tem o desejo de empreender, tenha conhecimento sobre cada caso e saiba o que melhor se encaixa com seu perfil.
A GoDisco é uma franquia de baixo custo operacional e alto faturamento, além de ser moderna, inovadora e única.
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