Quanto minha franquia precisa faturar para ter um bom lucro?

Falamos um pouco sobre como você pode saber se uma franquia é lucrativa aqui. E para isso, precisamos considerar outros elementos para além do cálculo de lucro. Como o CMV, o reconhecimento do produto e a identificação do empreendedor com o produto que está vendendo.

Porém, também é muito importante que você saiba como é calculado o lucro do seu negócio e o quanto você precisa faturar para ter um bom lucro, considerando também, o investimento feito no negócio. Assim, você pode avaliar onde vale a pena investir o seu dinheiro e qual retorno você terá com o investimento feito! 

É possível que a partir da identificação da margem de lucro mensal você saiba identificar o tempo de retorno sobre o investimento feito. 

Isso é importante para que você possa avaliar o fluxo de caixa e crescimento do seu negócio. Como também, ponderar se aquele investimento vale a pena e se esse é  o negócio ideal para o seu crescimento financeiro ou não…

Pois vamos explicar aqui de forma clara e objetiva sobre como você pode saber se um negócio é lucrativo ou não, a partir do cálculo da margem de lucro.  

Primeiro de tudo, é preciso entender como se calcula a margem de lucro de uma empresa, para que você possa pensar nesse cálculo sobre o seu negócio. 

Você sabe o que representa a margem de lucro de um produto ou o rendimento de um negócio?

A margem de lucro representa a diferença entre o faturamento obtido com a venda do produto e os custos referentes à produção e execução do trabalho. Essa diferença diz respeito ao lucro referente a venda dos produtos em determinado período. 

Esta fórmula [margem de lucro = (lucro bruto / receitas totais) x 100] é referente à margem de lucro bruta. E, quando fazemos a análise em determinado período de tempo, a fórmula segue a mesma, com a soma de todo faturamento e receitas daquele período. 

A fórmula em si parece simples, não é mesmo? E é muito importante que você entenda ela para que possa analisar o faturamento que tem com o seu negócio, ou até mesmo que possa avaliar o rendimento do seu empreendimento, se é viável e apresenta possibilidades de crescimento. 

Para além da margem de lucro bruta, você também precisa considerar a margem de lucro líquida, que envolve outros gastos como imposto; despesas para estrutura como (água, luz, telefone); aluguel; despesa com funcionários e pessoal. 

A fórmula que te permite chegar na porcentagem do lucro líquido da sua empresa, unidade ou negócio, é a seguinte: 

Margem de Lucro = (Lucro – Impostos e outras despesas) / receita total ) x 100

Além disso, existe também o cálculo da margem de lucro operacional, que envolve as despesas referentes à produção e a perda durante o processo de produção. 

Qual a diferença entre essas margens de lucro e como saber qual devo aplicar? 

A diferença principal entre o cálculo das margens de lucro, decorre dos DIFERENTES PONTOS que o cálculo vai observar. Para saber qual é o cálculo ideal para você, é preciso que se considere o que você precisa atender para análise da margem de lucro da sua empresa. Normalmente não se utiliza apenas um cálculo, mas esses são relacionados para obter um valor mais fidedigno à realidade. 

Mas afinal, para que serve o cálculo da margem de lucro?

O principal objetivo do cálculo da margem de lucro é observar a saúde financeira daquele negócio. Ou seja, buscar atender o lucro da empresa de maneira que possa ser comparado a margem de lucro dos demais negócios daquele ramo. 

E para que serve isso? Para você entender melhor se o seu negócio está verdadeiramente rendendo e atingindo uma margem de lucro viável e saudável ao seu crescimento, e, caso a resposta seja negativa, a partir do cálculo de margem de lucro você pode refletir sobre avanços necessários para o crescimento do seu negócio. 

Além de te indicar se você precisa ou não criar novas estratégias para impulsionar seu rendimento, se as estratégias aplicadas são inteligentes e conferem o lucro necessário para que seu negócio seja RENTÁVEL. 

Podemos dizer que não existe um valor certo e um errado acerca da margem de lucro, quanto maior for a margem de lucro do seu negócio melhor para saúde financeira do empreendimento e seu crescimento. Porém, existem sim valores referência do que seria uma margem de lucro aceitável, de acordo com o investimento realizado. 

Também é preciso considerar especificidades de acordo com o ramo em que você atua. Por exemplo, se falamos de um negócio do ramo alimentício e de bebidas. Você PRECISA considerar o CMV da sua empresa. Cálculo específico para análise do Custo da Mercadoria Vendida, com análise da mercadoria vendida como indicativo da gestão de estoque do seu negócio. 

O CMV da GoDisco Rosqueria por exemplo, é de 24, 85%, um valor excelente se comparado a estimativa do mercado que indica um CMV bom em torno de 35% e 40%.

Quando falamos no cálculo da margem de lucro de uma franquia aplicamos a mesma fórmula, no entanto é preciso considerar outros aspectos neste cálculo, como: taxas de royalties (que podem ser cobrado a partir da perspectiva de faturamento ou como valor fixo); custo operacional; equipe; reconhecimento do produto; cálculo do ROI- Retorno Sobre o Investimento

O ROI-Retorno Sobre o Investimento é importante na hora de você decidir sobre a franquia e as vantagens daquele negócio. O ROI vai estar relacionado tanto ao custo do investimento realizado, quanto também ao retorno previsto acerca daquela franquia, o que envolve reconhecimento da marca, e custos com a operação. 

Para isso, é importante que você verifique antes de realizar o investimento em uma franquia o Prazo de Retorno do Investimento, ou seja, em quanto tempo você terá retorno sobre o investimento realizado, estimativa que é feita pela própria franquia e disponibilizada aos seus franqueados. 

Diante disso tudo, podemos dizer para vocês que a GoDisco Rosqueria, é uma ótima opção de investimento!  

E os motivos são variados, desde a qualificação e reconhecimento do produto, enquanto um PRODUTO ÚNICO no mercado, quanto pela qualidade na produção de seus ingredientes e no produto final que é oferecido aos clientes. Como também, pelos custos baixos de operação, possibilidade de funcionamento com equipe reduzida e espaço simplificado. E, tudo isso, deve ser considerado na hora de avaliar a possibilidade de lucro de uma franquia!

A GoDisco Rosqueria apresenta um Prazo de Retorno do Investimento realizado, em seis meses, isso parece incrível, não é?! Pois é incrível mesmo, e tal prazo tão curto diz respeito ao retorno rápido que nossos franqueados têm, com um produto que apresenta baixo custo na produção e operação. 

E, como fazemos isso ser possível? 

Pois podemos dizer de forma bem simples, a GoDisco Rosqueria tem a sua produção a partir de um produto que é rico e abundante no Brasil, ou seja, possível de acessarmos a partir de um baixo custo. A produção do polvilho, que é o produto base das nossas roscas, leva tempo -até 1 ano- de processo, (o que você pode entender melhor aqui). 

No entanto, a operacionalização desse para produção das roscas, é extremamente simples e apresenta um resultado final qualificado e excelente para ser oferecido ao cliente, que se torna um fiel consumidor dos nossos produtos, pela maravilha de sabor e qualidade que apresentamos!! 

Por isso, a GoDisco apresenta valores de referência dentre as franquias, com uma média de lucro anual de R$ 548. 220 mil, e um lucro médio mensal de R$ 45. 685 mil. Isso representa uma lucratividade média mensal de 38, 14% . 

Valor de excelência no mercado e que apresenta uma saúde financeira ideal e possibilidades de crescimento financeiro aos nossos franqueados. 

Diante disso tudo, podemos dizer que, o quanto você precisa faturar para ter um bom lucro, está TOTALMENTE relacionado com o valor que você vai gastar para manutenção e gestão do seu negócio. Um negócio rentável também diz respeito ao seu custo de operação, além do reconhecimento daquela marca no mercado. 

Por isso mesmo, investir em uma franquia se demonstra ser um negócio mais viável do que em um empreendimento próprio, porque você irá inaugurar um negócio que já vem construindo a sua solidez e crescimento no mercado. 

Não é algo novo que precisa buscar o público, ainda que seja novo na sua região, a marca já realizou uma análise de público alvo, e vai te orientar sobre como aplicar ESTRATÉGIAS inteligentes de crescimento e lucratividade a partir da sua unidade. 

Você pode ter um grande crescimento se utilizar de uma boa análise e estratégia de mercado. Sendo um franqueado da GoDisco você pode ter um lucro muito bom! E um rendimento de excelência em um curto espaço de tempo. Você pode faturar 38,14% mensalmente!

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