Quais erros evitar para ter uma franquia de sucesso?

Quando optamos por um modelo franquia, já pensamos em minimizar os riscos da abertura de um negócio, por contar com a segurança que o franqueado te oferece, através de diversos fatores, como o reconhecimento da marca, sucesso de produto comprovado, suporte para ações, entre outros benefícios.

Mesmo assim, deve-se planejar os mínimos detalhes dos seus próximos passos, visando ter sua franquia de sucesso. Pois mesmo com todas as vantagens já citadas, alguns cuidados devem ser tomados para evitar futuros problemas.

Para que isso não aconteça separamos erros para evitar para ter uma franquia de sucesso.

Não estudar, ou gostar, do segmento escolhido

Quando nos identificamos com um segmento temos maiores chances de alcançar sucesso, seja para sua realização pessoal ou profissional. 

Por isso, por mais que um segmento que você não tem aptidão pareça o melhor, leve em consideração suas paixões pessoais, assim se identificando com o público-alvo e produto, ou serviço, você terá mais prazer em desenvolver pesquisas e ações para seu empreendimento.

Estudar seu segmento é o primeiro passo para conseguir não errar na construção da sua franquia de sucesso. Tendo conhecimentos avançados da sua franquia, você poderá encontrar soluções para futuros problemas com antecedência e se planejar para lidar com eles de maneira mais prática.

Sem planejamento você não terá como prever o futuro do empreendimento e será muito mais difícil conseguir o sucesso que almeja. 

Pensar que terá mais tempo livre

Investir em um negócio próprio, muitas vezes, pode trazer a sensação de que terá mais tempo livre e poderá trabalhar menos.

O trabalho de um empreendedor de franquia será árduo, com treinamentos, estudos, e muita presença física no empreendimento para acompanhar o desenvolvimento.

Pensar que a compra de uma franquia significa menos trabalho e que ela crescerá sozinha é um grande equívoco. 

O empreendedor deve acompanhar de perto sua franquia, dar suporte à nova equipe, verificar como está o fluxo de caixa, venda dos produtos, e estudar novas saídas para possíveis problemas.

Esteja presente para garantir que tudo está ocorrendo da melhor forma!

Por isso pense que no início do seu empreendimento você precisará se dedicar totalmente ao seu sucesso.

Não levar os treinamentos da franquia a sério

A interação com os franqueados e a franqueadora deve ser muito bem aproveitada!

Aprenda com os franqueados que já possuem o traquejo diário da venda do produto/serviço que você irá trabalhar. Entenda como o público reage à sua franquia para assim ter estratégias de venda mais assertivas.

Entenda que esse momento inicial de treinamentos terá impacto direto no sucesso do seu empreendimento, pois é ali que você irá entender como vender o produto da franquia.

Saiba que seu papel como franqueado será implementar o sistema de franquias que o franqueador criou, ou seja, deverá seguir o “beabá” que seu franqueado irá te passar nos treinamentos.

Sem atenção aos detalhes do treinamento, a implementação da sua franquia será totalmente prejudicada, levantando dúvidas no meio do processo e dificuldades que poderiam ser poupadas nesse momento crucial da sua montagem de franquia.

Ponto comercial ruim

Ao pensar em todo o investimento inicial que envolve a criação do ponto comercial, que segue os padrões que a franquia exige, você estará investindo uma boa parte a mais de capital do que, por exemplo, na criação de um ponto próprio, pois deverá seguir a comunicação visual da franquia. 

Com isso, leve um tempo extra na escolha do seu ponto comercial.

O local do seu estabelecimento fará a diferença nas suas vendas, pensando em qual o público frequenta a região e se são compradores do produto/serviço ofertado.

Avalie com cuidado seu ponto comercial, estude se a região é movimentada, se tem fácil acesso, se necessita de muitas reformas.

Tudo isso deve fazer parte da sua análise para a escolha final da localização da sua franquia, estude bem antes de fechar contrato.

Não ter um planejamento financeiro

Estude os dados fornecidos pela franqueadora para saber qual será seu investimento e também lucros, faça planejamentos baseados nessas informações mas sempre tenha uma reserva para eventuais problemas que surgirem.

O planejamento financeiro será um dos pilares para sua franquia de sucesso. Pense nos prazos de retorno dos investimentos, objetivos que quer alcançar. Realmente crie um plano estratégico para prever tudo que quer alcançar.

Ao levar esses 5 pontos em consideração, você já estará passos à frente de realizar seu sonho de uma franquia de sucesso. 

Tem dúvidas ou quer conhecer o modelo de franquia da GoDisco?

VEJA NOSSA APRESENTAÇÃO

E, caso queira nos conhecer, entre em contato conosco, clicando aqui.

Publicado por:

Gostou? Compartilhe!