Você sabia que abrir o próprio negócio é o segundo maior desejo dos brasileiros? O primeiro é viajar. É o que aponta o estudo mais recente Global Entrepreneurship (2020), a maior pesquisa unificada de atividade empreendedora do mundo. Abrir um novo negócio muitas vezes pode ser a saída ideal para quem perdeu o emprego na pandemia ou para quem pretende iniciar uma jornada rumo ao sucesso.
Entretanto, é comum as pessoas se perguntarem em qual setor investir, especialmente em um período de instabilidade econômica como este em que estamos vivendo.
Se for analisar, muitas empresas surgiram inclusive em tempos de crise, como é o caso da IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e a Nutella, empresa responsável pelo tradicional creme de avelã com cacau e leite que saboreia diariamente os nossos cafés e sobremesas. A marca surgiu após a Segunda Guerra Mundial.
Empreender na gastronomia: será que vale a pena?
O empreendedorismo na gastronomia está sempre em alta, pois é o modelo ideal de negócio que costuma a dar certo até mesmo em períodos de incerteza. Afinal, quando há recessão econômica, a população tende a cortar gastos supérfluos, mas não deixa de se alimentar, não é mesmo?
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor de alimentos e bebidas é o maior do país e representa 10,6% do PIB atualmente. Além disso, o Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo e leva os seus alimentos para 190 países.
Outro ponto em destaque é o mercado de delivery no Brasil, que atualmente é o maior da América Latina. Há mais de 250 aplicativos de entregas disponíveis no mercado com objetivo de viabilizar os serviços para o empreendedor do ramo alimentício. Hoje em dia, a maior parte da população tem o hábito de pedir almoço, fast-food ou jantar por delivery. Ou seja, empreender na gastronomia é realmente uma das grandes apostas para quem quer ter a sua própria empresa.
Franquias são um bom negócio
Não dá para negar que a quarentena provocou mudanças no modo de trabalho, nos hábitos de consumo e na rotina de milhares de brasileiros. Com isso, assim como os serviços de delivery, as franquias também são boas oportunidades para aqueles que querem empreender.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apesar da pandemia, o faturamento das franquias no país teve um avanço de 10,7%, passando de R$167,187 bilhões em 2020 para R$185,068 bilhões em 2021. Os dados indicam que o setor se apresenta como um empreendimento que também promete alto retorno financeiro.
Além de que, o modelo de franquia possui um risco menor de investimento, uma vez que os produtos comercializados já são testados, aceitos pelo mercado e possuem clientes próprios. A franquia pode ser a opção ideal para você tirar o seu projeto do papel, pois o retorno será mais seguro independente da área.
Ao escolher uma franquia, deve-se considerar o conhecimento, suporte e o apoio que a franqueadora oferece. Esses elementos aumentam ainda mais as chances de ter sucesso com a nova empresa.
A experiência GoDisco
Na hora de criar uma empresa alimentícia é necessário escolher com precisão o tipo de culinária e a categoria em que você deseja investir. No caso da GoDisco Rosqueria, viajamos e tivemos experiências de empreendedorismo por diversos lugares. Vivemos altos e baixos, mas sempre com a coragem de experienciar todos os dias.
Por outro lado, para quem quer dar o primeiro passo e está em dúvida de como começar, é importante ter cautela no processo. Um dos maiores erros é pensar somente no agora, no que está em alta, na demanda de curto prazo, ou no assunto do momento. Empreender requer sim muita força de vontade, mas também sabedoria para entender que é um projeto a médio e longo prazo.
O principal segredo para ter um empreendimento de sucesso é tornar essa iniciativa presente na vida de milhares de pessoas, ou seja, fazer com que ela seja incluída na rotina. A partir dessa ideia nasceu a GoDisco: a primeira e única Rosqueria do Brasil!
Trazendo um pouco da nossa experiência para vocês, gostaríamos de compartilhar o que consideramos essencial para obter sucesso no empreendedorismo e o que gostaríamos de ter aprendido antes de chegar até aqui:
Inovar é fundamental
Qual é o diferencial que você quer trazer para o seu negócio? Lembre-se que não deve ser mais do mesmo, tá bem? E não existe receita de bolo: para inovar e fazer diferente, é preciso muita pesquisa, coragem e originalidade.
Fuja da inadimplência
Uma das coisas que mais preocupam os empreendedores, é a venda dos seus produtos ou serviços. Além disso, muitas vezes quem tem uma empresa pode não estar preparado para lidar com as suas finanças e temer um possível desequilíbrio financeiro.
Para evitar situações como essa, o primeiro passo é adotar um conjunto de medidas que auxiliem na organização financeira empresarial. Assim, é possível ter um panorama do dinheiro que entra, ou seja, da receita, e do dinheiro que sai, a despesa. Afinal, ter um bom planejamento financeiro é fundamental para acompanhar o fluxo de caixa do seu negócio.
Confira a seguir, algumas dicas que consideramos importantes para evitar situações de inadimplência:
- Faça um cadastro do cliente com seus dados e mantenha-o sempre atualizado;
- Ofereça diversas formas de pagamento;
- Consulte órgãos de proteção ao crédito;
- Faça cobranças de forma assertiva.
Lembre-se que manter a saúde financeira da empresa é essencial para o sucesso do seu empreendimento.
Evite a sazonalidade
A sazonalidade é um fator que pode afetar os negócios em qualquer parte do mundo. Seja pelos diferentes períodos e climas do ano, dias do mês ou da semana, a sazonalidade pode impactar diretamente as vendas ou o segmento de mercado de uma empresa.
No entanto, para evitar este fator é possível adotar estratégias que amenizem seus impactos: controlar as finanças, acompanhar o histórico de vendas, diversificar seus produtos se considerar necessário e fortalecer o relacionamento com os clientes. Considere que é comum enfrentar a sazonalidade no empreendedorismo, mas, com planejamento e criatividade, é possível superá-lo.
Nós aqui na GoDisco Rosqueria prezamos sempre pela excelência dos nossos produtos. Um produto atemporal, que está presente em todas as épocas do ano e não é limitado pela sazonalidade. Além disso, somos exclusividade no mercado.
Um bom atendimento faz a diferença
Não adianta apenas ter o melhor produto ou serviço. Se o atendimento não for atencioso e diferenciado, as pessoas não vão se sentir bem e a vontade para consumi-lo.
Fique atento às normas
Antes de abrir uma empresa na área da gastronomia, busque se informar sobre as normas fiscalizadoras e faça tudo da forma mais legal possível. Para isso, consulte a vigilância sanitária, o corpo de bombeiros e as outras instituições responsáveis por fiscalizar os estabelecimentos no seu município.
Se a sua ideia for abrir um estabelecimento físico, por exemplo, escolha um local em que haja grande circulação de pessoas, condições de acessibilidade para todos e estacionamento.
Inspire-se em quem já está no ramo
A GoDisco Rosqueria é uma franquia de alimentação, inserida dentro de um nicho no mercado financeiro que está em constante crescimento. A GoDisco Rosqueria com uma loja pequena no formato express apresenta um lucro médio anual de R$548.220 mil, nosso CMV é de 24,85% e a perspectiva de aumento para a próxima análise.
Nossos dados e valores comprovam o potencial de retorno financeiro e crescimento que nossos franqueados dispõe. É um conjunto de fatores: ideias, estudo, muito trabalho, com olhar analítico do mercado financeiro e paixão pelo mundo dos investimentos.
Apresentamos uma proposta de negócio exclusiva e rentável aos nossos franqueados. As roscas de polvilho tem custo baixo em sua produção. Portanto, ao empreender na GoDisco Rosqueria, você vai aderir a um negócio que cabe no seu bolso e traz alto retorno financeiro. Nosso potencial de retorno da franquia é de até seis meses.