Como substituir alimentos da sua rotina de forma saudável e sem sacrifício

Você é daquelas pessoas que desanima de fazer uma reeducação alimentar só de pensar nos alimentos que terá que deixar de comer? Muita gente acredita que para ter uma alimentação mais saudável, é necessário seguir uma dieta restritiva, cortar alimentos saborosos e até evitar eventos comemorativos para não ter “recaídas”. 

Reunir-se com os amigos para comer uma pizza ou tomar cerveja na sexta-feira após o expediente não devem ser situações de pânico. Afinal, encontrar e comemorar com pessoas queridas é algo que faz bem e não precisa deixar de ser feito. O segredo é entender como funciona o seu corpo e dosar as quantidades desses alimentos. 

Deixar de comer massas e guloseimas exige muito esforço e essa mudança não precisa ser radical. Uma dieta social, como é conhecida na nutrição funcional, busca alinhar o cuidado com os alimentos para que não tenhamos que comprometer nossa rotina, por exemplo. Uma alimentação saudável está relacionada ao bem-estar. 

São vários os benefícios que uma reeducação alimentar pode trazer para a saúde. Aumentar a disposição e a qualidade de vida são alguns deles. Para que isso ocorra em harmonia, não precisamos sofrer e deixar de comer tudo o que gostamos. Buscar o equilíbrio continua sendo a melhor opção. Porém, vale aquele antigo clichê: “desembale menos e descasque mais.”

Embora pareça uma tarefa difícil, substituir os alimentos ultraprocessados e fazer escolhas mais saudáveis na cozinha é essencial para evitar problemas de saúde. E para isso, não é necessário adotar uma dieta rigorosa e restritiva. Lembre-se que mudanças de hábitos levam um tempo para serem efetivadas. O importante é manter o foco, ter força de vontade e disciplina para adaptá-las à sua rotina.

No dia a dia, fazer substituições alimentares é o primeiro passo para que você tenha uma alimentação mais nutritiva e saudável. Pensando nisso, reunimos algumas dicas simples para que você alcance uma dieta mais balanceada sem ter que abrir mão de tudo o que estava acostumado a comer:

Troque o pão francês pelo pão integral

Um pão francês quentinho acompanhado de um café coado na hora é muito bem-vindo, não é mesmo? Mas a verdade é que os pães integrais possuem mais fibras, vitaminas e ajudam o intestino a trabalhar melhor, aumentando a sensação de saciedade por mais tempo. O mesmo vale para outros alimentos integrais.

Substitua óleos vegetais por azeite

Na hora que for cozinhar, escolha o azeite ao invés do óleo de soja, milho ou canola. O azeite tem pouca concentração de gordura saturada e possui gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas A, E e K, ferro, cálcio, potássio, magnésio e aminoácidos. Compostos responsáveis por sua ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo. 

Escolha o chocolate amargo

Se você é fã de um docinho após o almoço e não recusa um chocolate, que tal experimentar a versão 70% cacau no lugar do chocolate tradicional ao leite? 

O chocolate ao leite tem mais açúcar na composição e menos cacau, enquanto o amargo tem menos açúcar e manteiga, sendo mais puro e nutritivo. Exatamente por isso o amargo é mais indicado.

Evite tomar refrigerante

Quem deseja ser mais saudável precisa deixar a bebida de lado. Estudos mostram que os refrigerantes zero, light e diet, que se tornam a opção de muitas pessoas que buscam emagrecer, estão longe de ser uma opção saudável.  

O refrigerante zero não contém açúcar, mas, em compensação, o sódio vem em quantidades maiores que a versão normal. Pesquisas já mostraram que o consumo diário da versão diet aumenta em 61% o risco de ter problemas cardiovasculares.

Uma boa ideia para substituir os refrigerantes são as águas saborizadas, que possuem baixo valor calórico, hidratam e podem acelerar o metabolismo, pois possuem propriedades termogênicas. Além disso, dê preferência aos sucos naturais ou integrais e chás. 

Substitua frituras por alimentos grelhados ou assados

As frituras são prejudiciais à saúde e além disso, aumentam o valor calórico dos alimentos. O excesso de fritura na alimentação aumenta o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que o óleo quando submetido a altas temperaturas, se transforma em gordura danosa para a saúde, que pode levar  ao entupimento de artérias, além de aumentar a chances de ter condições como diabetes e obesidade. Portanto, priorize alimentos crus, grelhados, assados ou cozidos.

Escolha temperos caseiros e ervas naturais

Os temperos prontos encontrados facilmente nas prateleiras do supermercado são ricos em sódio e podem contribuir para o risco de pressão alta. O sódio quando consumido em excesso, provoca a retenção de líquidos, que pode resultar em problemas renais e doenças cardíacas. 

Como alternativa, escolha temperos naturais, que são frescos, saborosos e podem trazer benefícios para o organismo. Muitos deles possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e melhoram a digestão. Aposte no alho, cebola, alecrim, manjericão, salsinha... Uma dica é usar o sal de ervas no preparo das refeições.

Menos alimentos industrializados e mais comida de verdade

Os alimentos processados são ricos em açúcar, gorduras ruins, conservantes e outras substâncias químicas responsáveis pelo surgimento de diversas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer.

Para quem deseja manter uma alimentação balanceada e ter melhor qualidade de vida, é fundamental consumir menos esses tipos de alimentos e priorizar as opções in natura, ou seja, obtidas diretamente de plantas ou de animais sem que tenham sofrido alterações. Alimentos in natura são ricos em vitaminas, proteínas, fibras e minerais essenciais para o organismo. Inclua no seu cardápio frutas, legumes, verduras, carnes magras e cereais integrais. 

Programar refeições e controlar a quantidade de alimentos consumidos também ajuda a reduzir o consumo de alimentos industrializados. A adaptação pode ser desafiadora no começo, mas com o tempo, essas pequenas mudanças se tornam novos hábitos essenciais na busca de uma vida mais saudável. 

Existem várias opções de snacks saudáveis para incluir na alimentação e o biscoito de polvilho assado é uma delas. Pensando nisso, criamos a GoDisco Rosqueira, uma franquia de biscoitos de polvilho tradicional e recheado. 

Nossas roscas são a escolha perfeita para quem busca sabor e praticidade, sem deixar a saúde de lado. Oferecemos em nosso cardápio, uma variedade de sabores, incluindo opções integrais e agora a novidade, roscas com 0% de gordura. 

Venha conhecer nossa rede de franquias GoDisco e provar nosso delicioso biscoito de polvilho! Esta é uma experiência irresistível!

Publicado por:

Gostou? Compartilhe!