Com toda certeza, uma das principais dúvidas de um franqueado, ou daquela pessoa que quer se tornar um franqueado, é se a franquia que deseja investir é lucrativa. E como saber isso?
Podemos apenas confiar na palavra do representante da franquia sobre aquele negócio? Ou devemos começar a entender os números e aprender como calcular o lucro de uma franquia?
Certamente a segunda opção é bem melhor!
Não que a gente não possa confiar na palavra daquele que nos apresenta a franquia, certamente, o representante desta não estaria apresentando um negócio que não é viável.
Porém, essa informação deve vir acompanhada de NÚMEROS, DADOS, INFORMAÇÕES que nos levem a escolher qual o melhor investimento e qual o caminho para fazer do desejo de investir em uma franquia um negócio rentável!
Então, vamos falar aqui o que você precisa saber de uma vez por todas sobre franquias. Vamos apresentar dados que são muito importantes na hora de escolher a franquia que irá investir.
E, vamos também falar sobre como você pode calcular esse lucro, para que não fique refém de outras pessoas na hora que saber onde está investindo o seu dinheiro.
Então, se você é empreendedor, e deseja abrir uma franquia, ou até mesmo se você já é um franqueado, segue nesta leitura para entender um pouco mais sobre o cálculo de lucro de uma franquia.
Vamos falar aqui de informações que são super importantes para o mundo dos negócios e para que você possa desenvolver a sua autonomia, enquanto investidor principal do seu negócio.
Assim, não dependa de outras pessoas para ter acesso a informações que são tão importantes para o seu crescimento financeiro, e o sucesso da sua unidade!
Quando falamos em investir em uma franquia estamos nos referindo a um negócio que é mil vezes mais seguro do que a abertura de um empreendimento próprio. Mas, por que isso?
Principalmente, porque uma franquia vem acompanhada de um estudo prévio, análise de mercado e balanço de riscos, além de você estar inaugurando um negócio que já se consolidou no mercado. Portanto, é reconhecido pelo público e tem maiores condições de crescimento.
No entanto, é preciso que na hora de investir em uma franquia você faça uma análise sobre a lucratividade daquele negócio. Afinal, nem sempre a franquia de maior renome vai apresentar uma maior lucratividade ao franqueado.
É preciso que você conheça este cálculo e os números que envolvem o gerenciamento de uma franquia. Para que o seu investimento possa sair do papel e se tornar um negócio de grande sucesso na sua cidade!!!
Por isso mesmo, e pensando em como você pode se tornar um franqueado de sucesso, que sabe exatamente como analisar onde está investindo o seu dinheiro e o potencial daquele investimento. Preparamos aqui 5 pontos essenciais para você identificar a lucratividade de uma franquia!
1. Conheça a franquia que você está investindo
Isso significa muito mais do que simplesmente pesquisar sobre o produto que aquela franquia vende e a recepção do público para aquele produto. Procure todas informações disponíveis, converse com outros franqueados, entenda a forma de produção, os produtos que são usados em sua fabricação, as épocas do ano que aquele produto tem maior adesão. Enfim, conheça muitooo a franquia que você deseja investir!!
2. Entenda a sua identificação com o produto
Conhecer o produto é essencial, também para você ver a sua identificação com ele. Isso aqui é muito importante!
Grande parte do retorno que você tem, está relacionada com um investimento que está além do financeiro, mas significa um investimento pessoal. Para que você faça de fato esse investimento, é preciso que você se identifique com o produto, entenda o produto que você está vendendo e tenha confiança sobre o que oferece aos seus clientes.
3. Entenda os números
Você precisa entender os números daquele investimento feito! E isso significa muito mais do que a perspectiva de lucro mensal, mas entender exatamente o que é gasto mensalmente com a franquia e quais as possibilidades de crescimento do negócio de acordo com os gastos mensais prespectividados. Ao investir em uma franquia você corre menos risco de estar mergulhando em um mar desconhecido.
Então, entenda os números e acesse TODAS as informações disponíveis sobre aquela franquia. Como fazer isso? Além de ser essencial você conhecer os representantes daquela franquia, converse também com outros franqueados, e busque analisar com toda atenção a COF da franquia.
Mas, o que é COF? Você deve estar se perguntando…
Falando brevemente, porque para saber mais sobre COF você pode clicar aqui, onde falamos de forma mais profunda sobre o assunto. A Circular de Oferta de Franquia (COF), é um documento elaborado mundialmente no mercado de franchising, que deve conter todas as informações sobre aquela franquia. Desde lista de fornecedores, até informações sobre o mercado e rede de franqueados ativos nos últimos 24 meses. Então, busque conhecer a COF da franquia, e analise os dados disponíveis nesse importante documento!
4. Conheça o CMV da franquia
Um outro dado super importante para você conseguir analisar o lucro daquela franquia, é o CMV ou Custo de Mercadoria Vendida. Porque somente a partir do entendimento da fórmula do CMV que você conseguirá começar a entender como analisar a média de lucratividade da franquia.
Por isso, não desconsidere a importância do CMV, você deve entender do que se trata, para conseguir também entender como é calculado o lucro das franquias. Sobre o CMV também falamos detalhadamente aqui, se você ainda tem dúvidas sobre, acesse este blog!
O Custo de Mercadoria Vendida (CMV), se trata de um cálculo desenvolvido por empresas especializadas, que vai analisar a gestão e lucratividade de um negócio.
O CMV é o cálculo que indica a performance e lucratividade da empresa, pois calcula as despesas e custos envolvidos na sua produção, subtraindo essa soma do estoque final. É o valor que vai indicar portanto a possibilidade de lucro que aquela empresa oferece.
Um CMV de referência no mercado da alimentação, é em torno de 40, sendo 35 um valor muito bom de CMV. Atualmente, o CMV da GoDisco Rosqueria é de 24,85%.
5. Analise a possibilidade de lucro da franquia
Analise a possibilidade de rentabilidade e de lucro que você terá com a sua franquia! Isso não precisa ser feito sozinho, mas você precisa ter pleno conhecimento sobre!
Toda franquia tem uma análise da possibilidade de rentabilidade, feita a partir do balanço dos custos e taxas mensais que envolvem a gestão da franquia. Portanto, antes mesmo de realizar o investimento, tenha noção desta margem de lucro que a franquia irá gerar.
Considerando, o local da unidade, o CMV envolvido, os custos mensais de manutenção da franquia, desde os custos envolvidos em sua produção, até o pagamento de funcionários.
A partir disso, analise a possibilidade de retorno do investimento realizado, quanto será o tempo de retorno? Na GoDisco Rosqueria por exemplo, temos um Potencial de Payback, com indicador de retorno do investimento, de 6 meses.
Para realizar o cálculo do lucro da sua empresa, é preciso considerar o faturamento mensal perspectivado, menos os custos e despesas que envolvem aquele negócio.
Ou seja, é um cálculo que passa pela compreensão do CMV da franquia, assim como o salário e variações legais, dentre outros itens de extrema importância para entender a lucratividade que você terá com aquele negócio.
E sabemos que a lucratividade de uma franquia é um dos questionamentos mais levantados por quem deseja fazer um investimento. Por isso mesmo, que falamos para você: analise bem os dados, números e informações daquela franquia!
Entenda todo processo de produção envolvida no produto final oferecido ao cliente, e todas despesas mensais referentes a manutenção do negócio. Para que então, você possa perspectivar o seu crescimento tanto financeiro quanto pessoal, a partir do sucesso do seu negócio!
A GoDisco Rosqueria conta com uma equipe dedicada ao estudo e análise de dados, os quais são compartilhados com nossos futuros franqueados!
O crescimento da nossa marca se dá a partir de uma produção estrategicamente pensada. Além da procura do nosso produto em todas épocas do ano, assim como em diferentes momentos do dia.
Também pela singularidade e exclusividade dos produtos da GoDisco Rosqueria no mercado. E, por último, mas um dos quesitos mais importantes que está relacionado ao nosso crescimento, é pela relação e acompanhamento que realizamos aos nossos franqueados.
Buscamos acompanhar os nossos franqueados durante TODO processo de estabelecimento da sua unidade GoDisco, e durante a gestão e desenvolvimento do negócio. Realizamos uma assessoria contínua neste processo e fazemos junto ao franqueado um balanço sobre o potencial de lucratividade de acordo com o local, a estrutura e o processo de produção.
Na GoDisco Rosqueria, temos uma análise de faturamento médio mensal 45.685 mil e anual de 548.220mil, isso está muito relacionado ao nosso excelente CMV, que é uma referência no mercado, com o valor de 24,85% e perspectivas de baixa em seu próximo cálculo.
Uma das questões que está associada a tais valores tão positivos, é devido ao nosso processo de produção. Trabalhamos com um produto que tem como ingrediente base o polvilho, alimento rico na produção e agricultura brasileira.
Estamos envolvidos em todo processo de produção do polvilho e entregamos um produto de alta qualidade aos nossos franqueados.
Que por fim, vão ter um custo baixíssimo na preparação do produto, para entrega final ao cliente de um resultado incrível.
Sabemos que tal cuidado com o processo de produção já não é tão presente no mercado da alimentação e prezamos por isso. Ao mesmo tempo que reconhecemos um público que cada vez mais busca produtos de qualidade para consumir e inserir na sua rotina!
Assim, ofertamos algo único e muito buscado atualmente. A lucratividade da nossa franquia tende a crescer muito mais do que o crescimento que já tivemos até aqui, com valores referência durante a pandemia, uma crise que atingiu a todos.
Apresentamos aos nossos franqueados um investimento seguro e com alto potencial de lucratividade e retorno financeiro.
Se interessou por saber mais sobre como abrir a sua franquia da GoDisco Rosqueria? Conheça nosso material de apresentação da GoDisco.