CMV para alimentação: o que é, como calcular e qual a sua importância

Você já ouviu falar em CMV? Sabe o que se refere quando escuta essa sigla? 

Se ainda não sabe exatamente o que é, ou como calcular o CMV não pula esse post, e siga nessa leitura que é super importante para você! 

Saber o significado do CMV é uma questão relevante para quem está planejando a abertura de um negócio, e para uma excelente gestão é preciso que você entenda de uma vez por todas o que significa esse tal de CMV, que garanto você já deve ter ouvido por aí, se está inserido no setor de vendas. 

O CMV se refere ao Custo de Mercadoria Vendida, e exemplifica a singularidade que a gestão de um negócio de vendas de comidas e bebidas apresenta. 

Não podemos pensar a gestão de um restaurante da mesma forma que pensamos a gestão de uma loja de eletrônicos, ou de outros produtos. 

Isso porque a venda de comidas e bebidas apresenta um conjunto de variantes que deve ser considerado. E o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) em seu cálculo vai dar conta dessas variantes. 

O CMV vai ser balizador da gestão e lucratividade de um negócio, quando falamos na avaliação da abertura de uma franquia por exemplo, é o CMV que vai indicar o possível sucesso daquele investimento

Ainda que esse não seja um cálculo estático, o CMV busca dar conta de fatores que compreendem a produção e gestão e é um dos indicativos mais importantes na avaliação de planejamento financeiro. 

O cálculo do CMV vai ser indicativo se um negócio pode ser rentável ou não, pois em seu cálculo será considerado todos custos referentes ao seu faturamento, desde a compra até a produção e armazenamento. 

Considerando em seu cálculo, por exemplo, possíveis perdas de produto comuns àqueles que trabalham com vendas de alimentos. 

O CMV inclui o preço de custo referente ao produto, para que,  a partir daí seja avaliada a possível lucratividade do produto. 

Para que um negócio seja rentável é preciso que seu preço de venda seja superior ao preço de custo. E, considerando neste cálculo todos elementos referentes a gestão do produto. 

Não apenas uma soma da matéria prima, custo de funcionários e custo de produção e armazenamento entra no cálculo do CMV. 

Deve também ser considerado todo gasto com frete, pagamento de fornecedores, impostos, seguros, deslocamento de funcionários, e, inclusive o custo variável na produção e armazenamento dos produtos, como possíveis perdas na preparação e no armazenamento incorreto de algum produto. 

Um bom cálculo do CMV pode garantir um estoque adequado, sem grandes perdas no armazenamento de produtos. Questão essencial ao setor da alimentação. 

O CMV é base para estimativa do valor de venda além de ser a partir deste cálculo que é possível estimar a lucratividade do seu negócio. 

O cálculo do CMV vai ser indicativo também à precificação dos produtos, levantado a partir de uma análise de mercado, uma vez que esse será parâmetro também na delimitação do preço de venda daquele produto. 

E muitos empreendedores encontram dificuldades ao precificar. Ou seja, o CMV auxilia em todo esse processo.

O CMV vai ser indicativo da performance operacional de cada empresa, que inclui as despesas e custos envolvidos naquela produção, abrangendo em seu cálculo tanto as despesas fixas quanto as variáveis.

Agora, que deu para introduzir um pouco do que representa o CMV, você ainda deve estar se perguntando, como realizar seu cálculo? 

O cálculo do CMV acompanha a seguinte fórmula: 

Estoque Inicial + Compras realizadas dentro do Período Analisado - Estoque Final = Custo da Mercadoria Vendida

É, portanto, a soma do estoque inicial da empresa somada às compras realizadas dentro daquele período (o que inclui aqui variáveis e compras que podem acompanhar imprevistos, tendo um custo maior em sua produção), subtraído do estoque restante, uma vez que essas são as mercadorias não vendidas. Essa soma é a base para que você possa avaliar a lucratividade e a precificação do seu produto. 

Afinal, a gestão de um bom negócio não é realizada apenas com desejo e paixão pelo setor de vendas, mas é preciso muito cálculo, análise e estudo de mercado, para que você possa alcançar o sucesso desejado e tenha lucro com a sua empresa. 

Para que um negócio possa ser lucrativo é preciso que o CMV seja o menor possível, que o custo da operação seja baixo para ser possível ter a maior lucratividade com aquela venda. 

Ainda que seja necessário ter conhecimento do que se trata o CMV e da importância desse indicativo à lucratividade do seu negócio, o seu cálculo é realizado por empresas especializadas, que conseguem abranger todos custos de uma operação, apresentando assim um valor confiável. 

E a consistência do cálculo de CMV é reconhecida a partir da sua aplicação técnica, realizada por grupos com acúmulo em tal aplicação.

Atualmente um valor referência de CMV enquanto positivo no mercado da alimentação é em torno de 40, sendo 35 considerado um valor muito bom de CMV. 

Na análise do CMV realizado à GoDisco Rosqueria, nosso valor foi de 24,85%. Um valor significativamente baixo no mercado da alimentação

Importante ressaltar que este cálculo não é realizado em um momento isolado, mas é preciso um acompanhamento a partir de um período maior, analisando os custos e as vendas daquele produto. 

O CMV da nossa franquia, realizado pelo Franchise Group, grupo com respaldo no mercado financeiro, foi realizado a partir de um acompanhamento da nossa produção e faturamento no período de dois anos.

O cálculo do CMV da nossa franquia é algo que apresenta relevância no mercado, realmente é marcante e podemos explicar o porquê disso. 

  1. Uma produção de baixo custo: Nossa produção é simples e de baixo custo. Além do fato de nosso produto base ser encontrado de maneira abundante no Brasil, pela sua riqueza enquanto matéria prima, também trabalhamos com ingredientes acessíveis e que prezam pela saúde de nossos clientes. Buscamos também uma produção simples justamente pela necessidade de garantir um modelo relevante e próspero no setor de alimentação.
  2. Um produto único no mercado, com  baixa concorrência: A concorrência no mercado é um dos pontos que impacta a precificação dos produtos. O valor de venda não pode ser determinado de maneira isolada, mas deve acompanhar o preço de produtos semelhantes. O fato de nos inserirmos com um produto único é certamente um ponto significativo no sucesso e crescimento da nossa franquia. A demanda pelo nosso produto vem acompanhada da sua singularidade e excelência na produção!
  3. Operação de custo baixíssimo: Nossa operação simplificada é um dos grandes segredos para o sucesso e para uma lucratividade tão significativa. Acreditamos que a possibilidade de uma operação simples e efetiva, é capaz de apresentar os melhores resultados. 
  4. Modelo de negócio: Nosso modelo de negócio é uma referência pela sua estruturação efetiva e estratégica. A gestão com ferramentas adequadas e pessoal especializado garante uma margem de lucro efetiva. Uma gestão simplificada que assegura os melhores resultados aos nossos franqueados.
  5. Suporte e acompanhamento: O suporte que a GoDisco garante aos seus franqueados é um dos grandes diferenciais no sucesso e na efetividade do lucro. Não basta a apresentação de um negócio eficiente e rentável, buscamos a qualificação de nosso pessoal e um suporte contínuo, a fim de afinar a relação entre franqueadores e franqueados, garantindo uma efetividade financeira. 

A partir disso podemos indicar a lucratividade significativa da GoDisco Rosqueria, enquanto um negócio que apresenta sentido aos seus franqueados. 

O lucro estimado com a nossa franquia não é uma abstração, mas parte desse cálculo real que envolve o CMV e uma análise de mercado

Assim como uma inserção estratégica que nos indica grande sucesso nas vendas e crescimento do negócio. 

Essa leitura foi importante para que você entenda um pouco sobre a importância do cálculo do CMV? 

Acreditamos que um bom cálculo do CMV é essencial para pensar o investimento realizado em um negócio, buscamos garantir operações que sejam acima de tudo lucrativas e de baixo risco financeiro. 

Acreditamos que a partir deste estudo detalhado, amparados com uma análise qualificada, podemos garantir aos nossos franqueados um empreendimento rentável, que ultrapassa o desejo do sucesso, mas que indica a inauguração de uma franquia como uma possibilidade, com toda informação e segurança necessária, e com uma gestão adequada. 

Venha ser um franqueado de um negócio rentável e com crescimento considerável no mercado!

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